quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Exercícos para a 2002 do Millênnium

1 – Na Matemática: 7 + 7 = 14 e 9 + 9 = 18; logo 14 é diferente de 18.
No Brasil regencial: 7 + 7 = 18 e 9 + 9 = 14; logo 14 é igual a 18.
Tendo por base as expressões acima, explique o sentido do Golpe da Maioridade tendo por base aquela que matematicamente está incorreta.

2 – Veja a letra do samba abaixo e identifique e explique os elementos que se referem ao Período Regencial:
“Na França ficou o rei, menino !!!
No Brasil se viu chegar, pÂ’ra conquistar !
Oh!!! Merci Beaucoup au revoir
E o índio nada entendeu
De ‘papagaios amarelos’ foi chamar
Tem missanga tem(hê,hê), tem espelho tem
Para o índio um presente, pros franceses um harém
De além-mar quem vem (hê, hê),
Portugal meu bem
Expulsando o francês, e o bravo holandês também
No balaio tem a revolução, a balaiada!
Negro Cosme quer seu povo feliz
O imperador das liberdades bem-te-vis
Me leva que eu quero ver, eu quero ver
Touro Negro Coroado
Ele é Dom Sebastião
Que no mar fez o seu reino
Num palácio Iluminado
Hê, povo hê povo hê Hê
Maranhão, povo encantado
Nhá jança é assombração
No alto do divino eu vou
Com os caretas pro pato, pato pelado
Do poeta uma voz ecoou (uooo!)
Minha terra se ouve cantar (o sabiá!)
Grande Rio é samba, é amor Bumba-meu-boi tua estrela vai brilhar”
(Acadêmicos do Grande Rio - Samba Enredo 2002 – Samba-Enredo – Composição: Indisponível)

3) (FUVEST) - Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que ela foi criada:
(a) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a guerra do Paraguai
(b) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província da Cisplatina;
(c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço armado de diversas rebeliões no período regencial e início do 2º Reinado;
(d) para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais
(e) no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranqüilidade públicas.

4) (FUVEST) -O sistema eleitoral adotado no Império Brasileiro estabelecia o voto censitário. Esta afirmação significa que:
(a) o sufrágio era indireto no que se referia às eleições gerais
(b) para ser eleitor era necessário possuir uma determinada renda anual
(c) as eleições eram efetuadas em dois turnos sucessivos
(d) o voto não era extensivo aos analfabetos e às mulheres
(e) por ocasião das eleições, realizava-se o recenseamento geral da população.

5)(UMC) - O golpe da maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:
(a) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais
(b) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social
(c) a melhor saída para impedir que o partido Liberal dominasse a política nacional
(d) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravatura
(e) uma estratégia para impedir a instalação de um governo ditatorial e simpatizante do socialismo utópico.

6 – Sobre a abertura dos portos as nações amigas é correto dizer que:
(a) não alterou o quadro econômico da colônia.
(b) representou o fim do pacto colonial.
(c) criou uma situação nova para o Brasil, a medida em que favoreceu aos portugueses.
(d) efetuou uma evolução política no Brasil, pois deu o controle da colônia à França.

7 – Movimento iniciado em 1817 contra o aumento dos impostos do imperador D. João VI:
(a) Conjuração Baiana
(b) Revolução Pernambucana
(c) Inconfidência Mineira
(d) Confederação do Equador

8 – A opção cujo conteúdo está ligado à concretização da emancipação política do Brasil em 1822 é:
(a) Reforço da política de monopólios adotada pelo governo de D. João no Brasil.
(b) Apoio de rei aos setores liberais da colônia, como no caso da Revolução Pernambucana.
(c) Política recolonizadora do Brasil adotada pelas cortes portuguesas.
(d) Desdobramento da Revolução Liberal do Porto na colônia.

9 – “Que tardamos? A época é esta: Portugal nos insulta; a América nos convida; a Europa nos contempla; o príncipe nos defende. Cidadãos! Soltai o grito festivo... viva o Imperador Constitucional do Brasil, o Senhor D. Pedro I”.
O texto mostra o rompimento total e definitivo com a antiga metrópole como necessário a construção do Império Brasileiro. Nele também está implícito um dos fatores que contribuíram para o processo de construção da independência do Brasil. Esse fator foi:
(a) a ajuda das potências européias em função de seus interesses econômicos.
(b) a intransigência das Cortes de Lisboa na aceitação das liberdades brasileiras.
(c) o ideal republicano em consonância com o das antigas colônias espanholas.
(d) o movimento separatista das províncias do norte em processo de união com Portugal.

10 – Movimento iniciado em 1820, em Portugal, cujo objetivo principal era recolocar o Brasil na condição do Colônia:
(a) Conjuração Baiana
(b) Revolução Pernambucana
(c) Revolução Liberal do Porto
(d) Confederação do Equador

11 – Sobre o projeto de Constituição de 1823, é correto dizer que:
(a) foi uma tentativa das elites agrárias em tentar controlar o poder de D. Pedro I.
(b) instituiu o poder Moderador, cuja função principal era aumentar os poderes de D. Pedro I.
(c) criou o regime de padroado, que colocava a Igreja sob o controle do Estado.
(d) estabeleceu o voto censitário.

12 –“... explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil (...). Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder...” O texto acima pode-se associar:
(a) a Regência e a Cabanagem.
(b) o I Reinado e a Sabinada.
(c) o II Reinado e a Praieira.
(d) a Regência e a Sabinada.

13 – Sobre a Constituição de 1824, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
(a) foi uma tentativa das elites agrárias em tentar controlar o poder de D. Pedro I.
(b) instituiu o poder Moderador, cuja função principal era aumentar os poderes de D. Pedro I.
(c) criou o regime de padroado, que colocava a Igreja sob o controle do Estado.
(d) estabeleceu o voto censitário.

14 – “Por subir Pedrinho ao trono, não fique o povo contente. Não pode ser boa coisa, servindo com a mesma gente”. (Quadrinha popular da época). Os versos acima mostram a ironia em relação à postura política do imperador, que pode também ser explicada em:
(a) na criação do “presidencialismo às avessas”, onde o presidente era uma figura decorativa.
(b) nos acordos econômicos com a Inglaterra em troca da vinda da Família Real para o Brasil.
(c) a criação do “parlamentarismo às avessas”, modelo político marcado pelo controle do imperador sobre o parlamento.
(d) a inclusão dos portugueses no sistema eleitoral brasileiro e sua posição de liderança.

15 – (UERJ) A introdução do trabalho imigrante durante o fim do império está relacionado com:
(a) as revoltas escravistas que expressam a insatisfação dos negros contra os castigos.
(b) a substituição do trabalho escravo que em virtude do alto preço do negro africano.
(c) a criação de leis sob a imposição da Inglaterra, que diminuíram o tráfico e fizeram com que houvesse uma tentativa de substituição dos escravos
(d) pela busca de terras por parte dos europeus e da Lei de Terras do governo brasileiro.

16 – Explique os eventos abaixo:
a) Revolução Pernambucana de 1817.
b) Revolução Liberal do Porto de 1820.
c) As causas que levaram D. Pedro I a recusar a Constituição de 1823.
d) O papel do Poder Moderador na Constituição de 1824.
e) A Confederação do Equador de 1824.
f) A Guerra da Cisplatina.
g) Os motivos da abdicação de D. Pedro II.
h) A posição dos partidos Liberal e Conservador na Regência.
i) A Cabanagem.
j) A Balaiada.
l) A Sabinada.
m) A Guerra dos Farrapos ou Farroupilha.

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