segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Exercícios para as turmas 1015, 1016, 1017, 1019, 1020, 1021

1) Analise os textos a seguir e responda.
I. "Na verdade, Ciência e Razão era apenas uma face de realidade bem mais complexa. Enquanto as elites redescobriram Aristóteles ou discutiam Platão na Academia florentina, (...), a quase totalidade da população européia continuava analfabeta. Praticamente alheia à matematização do tempo tinha seu trabalho regido ainda pelos galos e pelos sinos (exceto nos centros têxteis mais importantes da Itália e de Flandres), a vida cotidiana pautada por ritmo sazonais...”.
II. "... numa época agitada, na qual o individualismo realizava grandes progressos, os fiéis sentiram a necessidade de uma teologia mais sólida e mais viva que aquela que lhes ensinava - ou não lhes ensinava - um clero geralmente pouco instruído e rotineiro, composto por capelães famintos e incapazes de substituir as curas titulares, que tampouco possuíam uma formação melhor."

a) O primeiro texto descreve o contexto social à época do Renascimento, enquanto o segundo identifica uma das causas da Reforma.
b) O primeiro texto refere-se aos fatores responsáveis pela crise do feudalismo no século XIV, enquanto o segundo, identifica uma das causas do Renascimento.
c) O primeiro texto envolve uma crítica contundente ao cientificismo defendido pelos renascentistas, enquanto o segundo, faz uma crítica ao movimento reformista.
d) Os dois textos referem-se às conseqüências socioeconômicas da Reforma religiosa nos países europeus.
e) Os dois textos identificam as causas responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios fundamentais do Renascimento.

2) Os séculos XV e XVI constituíram uma fase de transição na História do Mundo Ocidental. Terminara a Idade Média e transcorria a Idade Moderna.
Nas transformações ocorridas NÃO se inclui ou NÃO se incluem:
a) os descobrimentos marítimos ibéricos.
b) a Reforma, que quebrou a unidade de fé da Europa Ocidental.
c) a Revolução Industrial, que proporcionou a estandartização da produção.
d) o Renascimento, uma revolução nas artes, inspirada na Antigüidade Clássica.
e) a unificação de vários Estados Nacionais, com apoio da burguesia.

3) O período 1450-1550, de transição da Medievalidade para a Modernidade, conheceu dentre outras características:
a) decadência econômica e racionalização da vida religiosa.
b) revalorização do aristotelismo e consolidação do Estado Absolutista.
c) forte efervescência religiosa e intensa expansão comercial.
d) avanço do liberalismo burguês e recuo do feudalismo.
e) hegemonia européia francesa e despontar da arte gótica.

4 - Um dos principais aspectos do complexo quadro histórico que permitiu as Reformas Religiosas do Século XVI foi
a) o Cisma do Ocidente, que Lutero se propunha a superar.
b) a crise econômica, que a teologia de Calvino poderia solucionar.
c) o autoritarismo da Igreja combatido por Inácio de Loyola.
d) a rica espiritualidade, não satisfeita pelo formalismo da Igreja.
e) o nacionalismo religioso, defendido principalmente por Filipe II.

5) Sobre a Reforma religiosa, do século XVI, é correto afirmar que.
a) nas áreas em que ela penetrou, obteve ampla adesão em todas as camadas da sociedade.
b) foi um fenômeno tão elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada das massas rurais e urbanas.
c) nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas.
d) fundamentou-se nas doutrinas da salvação pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bíblia.
e) acabou por ficar restrita à Alemanha luterana, à Holanda calvinista e à Inglaterra anglicana.

6 - Remonta ao Século XVI a mensagem religiosa associado à idéia de que "no mundo comercial e da concorrência, o êxito ou a bancarrota não dependem da atividade ou da aptidão do indivíduo, mas de circunstâncias independentes dele”. (Friedrich Engels - DO SOCIALISMO UTÓPICO AO SOCIALISMO CIENTÍFICO). Assinale o nome do movimento protestante que pregava a salvação da alma e apresentava princípios básicos apoiados na prática econômica da burguesia nascente.
a) Luteranismo.
b) Medievalismo.
c) Jansenismo.
d) Calvinismo.
e) Judaísmo.

7) No início da Época Moderna pode-se relacionar a Reforma Protestante, nos campos político e cultural, respectivamente,
a) à fragmentação do poder temporal na Inglaterra e à disseminação do racionalismo.
b) ao enfraquecimento do poder central no Santo Império e à divulgação da língua alemã, a partir da tradução da Bíblia.
c) ao surgimento do poder de origem divina na França e ao progresso científico.
d) ao desaparecimento do poder absolutista e à valorização do individualismo, na Espanha.
e) à expansão do poder feudal e ao desenvolvimento da estética barroca na pintura e na escultura, na Itália.

8) "Uma importante atividade intelectual, desenvolvida por Galileu, no século XVII, foi objeto de controvérsias, sobretudo nos meios da Igreja Católica". O texto refere-se
a) à idéia de que o conhecimento se reduzia à constatação da existência: "Penso, logo existo".
b) à análise do mundo animal, como um espaço intermediário entre a Física e a Psicologia.
c) à utilização de experimentos na investigação da verdade científica.
d) à idéia de que a origem do conhecimento estava na dúvida metódica.
e) ao princípio de que a matéria atrai a matéria, na razão inversa de suas massas.

9 - Todas as alternativas contêm objetivos da política da Igreja Católica, esboçada durante o Concílio de Trento, EXCETO.
a) A expansão da fé cristã.
b) A moralização do clero.
c) A reafirmação dos dogmas.
d) A perseguição às heresias.
e) O relaxamento do celibato.

10) Todas as alternativas apresentam fatores que permitiram o avanço do Anglicanismo, EXCETO.
a) A fusão de dogmas protestantes ao formalismo dos ritos católicos.
b) O avanço das doutrinas protestantes entre as camadas populares.
c) O fortalecimento do internacionalismo do Papa a partir do Vaticano.
d) O interesse pelas propriedades da Igreja, especialmente pelas suas terras.e) O objetivo do rei de fortalecer seu poder absolutista monárquico.

Um comentário:

Unknown disse...

Turma : 1002
Tamara,Samara e Michelly


As semelhanças do barack obama dos Estados unidos com o de Belford-roxo.


São muitas diferenças,mais comparandon bem as únicas semelhanças sãom que os dois tem interesses de governa um lugar ou um país,que ele fizesse hitória onde seria governado por um negro ,bom os 2 tenta entra para a História.
suas principais semelhanças são que os 2 são negros,altos e falam inglês.
Suas diferenças são grandes e uma delas é que enquanto o norte-americanoarrecada milhões em suas campanha,Cláudio Henrique não arrecada um centavo,consta oo TSE.
Além também de sua fixza estar suja,com 2 processos que foram jugados em 6 de setembro,ele apelou para o tribunal.
Mas isso é concerteza uma vergonha eles fazem as besteiras que for e ainda podem governar uma cidade,como Cláudio Henrique está desempedido de ser prefeito.