segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Exercícios para as turmas do Meriti: 1015, 1016, 1017, 1019, 1020, 1021

1. (Fuvest-SP) Durante a Idade Moderna, pensava-se que todas as riquezas do mundo estavam numa posição estática e constante, razão pela qual o comércio era tido como uma atividade em que havia um ganhador e um perdedor, sendo o seu resultado equivalente a uma soma zero (+ 1 – 1 = O). Baseando-se nestes princípios, os Estados modernos atuaram no comércio internacional sob a orientação de uma política econômica.
a) Que nome foi dado a essa política econômica?
b) Quais foram seus principais elementos constitutivos?

2. (Fuvest-SP) "Para o conjunto da economia européia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo grande aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços..." O efeito a que o texto se refere foi provocado:
a) pelo grande afluxo de metais preciosos
b) pela ampliação das áreas de produção agrícola
c) pela redução do consumo de produtos manufaturados
d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente
e) pelo deslocamento do eixo comercial para o Mediterrâneo

3. (UFPI) Na transição do feudalismo para o capitalismo, tivemos:
a) a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.
b) a transformação de uma sociedade de classes, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.
c) a passagem de uma sociedade de classes para uma sociedade de castas.
d) a desorganização de uma sociedade patriarcal, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade social.
e) a mudança de uma sociedade de castas para uma sociedade estamental.
4. (EEM-SP) A política econômica do mercantilismo caracterizou-se por três elementos básicos, a saber: balança de comércio favorável, protecionismo e monopólio. Explique de que modo o protecionismo e o monopólio concorriam para manter a balança de comércio favorável.

5. (Unicamp-SP) Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo". (Citado por VICENTINO, Cláudio. História geral. São Paulo: Scipione, 1991.)
a) O que foi o tratado de Tordesilhas?
b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?

6. "Foi de vital importância o fato de que, a partir do século XII, nobres e burgueses passaram a morar na parte cercada pelas muralhas das cidades. Os interesses e prazeres das duas classes tornaram-se assim semelhantes..." (Jacob Burckhardt, 1860). Sobre esse fenômeno, pode-se afirmar que
a) ocorreu em todos os lugares da Europa onde se desenvolveram cidades, pondo fim à dominação social da nobreza.
b) ocorreu em todas as cidades marítimas, de Lisboa a Hamburgo, passando pela Itália do Norte e Flandres.
c) foi interrompido pela nobreza, a partir da crise do século XIV, depois de ter se desenvolvido na Baixa Idade Média.
d) marcou as mais importantes cidades italianas, constituindo-se num dos fatores sociais do Renascimento.
e) marcou as mais importantes cidades européias, constituindo-se num dos fatores da criação das universidades medievais.
7. (Fuvest-SP) – "Os próprios céus, os planetas e este centro [a Terra] Respeitam os graus, a precedência e as posições. Como poderiam as sociedades, Os graus nas escolas, as irmandades nas cidades, O comércio pacífico entre praias separadas, A primogenitura e o direito de nascença, Os privilégios da idade, as coroas, cetros, lauréis,Manter-se em seu lugar certo – não fossem os graus?" Esses versos de Shakespeare (da peça Troilo e Gressida) revelam urna visão de mundo
a) moderna e liberal, ao tratarem das cidades, do comércio e, virtualmente, até do novo continente.b) medieval e aristocrática, ao defenderem privilégios, graus e hierarquias como decorrentes de uma ordem natural.
c) universal e democrática, ao se referirem a valores e concepções que ultrapassam seu próprio tempo histórico.d) clássica e monarquista, ao mencionarem instituições, como a monarquia e o direito de primogenitura, que eram características do mundo greco-romano.
e) particularista e elitista, ao expressarem hierarquias, valores e graus exclusivos da Inglaterra do século XVI.

8 – A expressão “O Estado sou eu”, atribuída a Luís XVI, se relaciona com o seguinte conceito:
(a) “Grupo de autoridades governamentais donos de uma grande capacidade de convencer o povo através do discurso, e que respeitava o caráter democrático do país”.
(b) “O controle político era exercido pelos sindicatos, que possuíam autonomia em bases regionais, nacionais e internacionais”.
(c) “Crença na idéia de que a sociedade deve ser organizada na base do controle coletivo da produção econômica e das decisões políticas”.
(d) “Forma de governo em que os governantes assumem poder total em virtude de atributos pessoais da autoridade ou natureza das leis que interpretam ou aplicam”.

9 – Um dos objetivos da política mercantilista foi o(a):
(a) revigoramento dos camponeses.
(b) fortalecimento do Estado Nacional.
(c) desenvolvimento da agricultura.
(d) aumento da produção agrícola.

10 – Qual das alternativas contém características das relações metrópole/colônia na Idade Moderna?
(a) Monopólio, absolutismo, pacto colonial.
(b) Monopólio, industrialismo colonial e metalismo
(c) Metalismo, capitalismo industrial e apoio à agricultura.
(d) Pacto colonial, crescimento burguês e industrialização colonial.

Nenhum comentário: