quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Exercícios para a 3001 do Millênnium

1 – “Façamos a revolução, antes que o povo a faça”. A frase atribuída ao mineiro Antônio Carlos de Andrade, nos anos de 1930, representa:
(a) a união dos grupos paulista e mineiro para a manutenção da República Velha em face da ameaça comunista.
(b) a união das oligarquias dissidentes após o fim da República Velha, sob a liderança de Vargas, e que resultou na Revolução Liberal de 1930.
(c) uma saída para os comunistas, frente a derrota cada Aliança Liberal para a República Velha nas eleições de 1930.
(d) a criação de um pacto entre comunistas, tenentes e oligarquias contra a ameaça de uma revolução popular.

2 – Examinando a fundo o início da Era Vargas podemos concluir, que nunca um governo provisório foi tão permanente como aquele que foi de 1930 a 1934. Sobre essa afirmativa, Assis Chatobriand, conhecido como o “Pai do Rádio no Brasil”, classificou Vargas de “chuchu”, um legume que absorve os sabores dos alimentos colocados junto dele, quando de sua preparação. Sobre o texto acima é correto dizer que:
(a) a implantação do Governo Provisório se deu à base de acordos envolvendo os grupos que estavam fora do poder e se caracterizou no chamado “Estado de Compromisso”.
(b) a aceitação de uma política baseada no apoio a São Paulo, até porque o Brasil não poderia abrir mão do principal pólo econômico do país.
(c) a criação de um pacto envolvendo comunistas, povo, tenentes e oligarquias contra São Paulo.
(d) a eleição de Vargas como Presidente do Brasil, de forma direta, em substituição a Julio Prestes.

3 – “Se Vargas era o pai dos pobres, era também, ao mesmo tempo, a mãe dos ricos”. Essa frase se refere:
(a) a não aceitação de Vargas como presidente.
(b) a escolha de um candidato de oposição para o lugar de Vargas.
(c) a aceitação das elites no que se refere a escolha de Vargas como presidente do Brasil.
(d) o desejo das camadas mais pobres numa política de amparo social.

4 – Revolução de 1932, de caráter constitucional e que tinha como principal personagem São Paulo:
(a) Revolução Liberal
(b) Revolução Paulista
(c) Revolução Constitucional
(d) Revolução Constitucionalista

5 – Conhecida como o nazismo brasileiro:
(a) Aliança Nacional Libertadora
(b) Aliança Integralista Nacional
(c) Aliança Integralista Nazista
(d) Aliança Integralista Brasileira

6 – “Com meu chapéu de lado, tamanco arrastando. Lenço no pescoço, navalha no bolso. Eu passo gingando, provoco e desafio. Eu tenho orgulho de ser vadio.” (Wilson Batista, 1933)
“Quem trabalha é quem tem razão. Eu digo e não tenho medo de errar. O bonde de São Januário leva mais um operário; sou eu que vou trabalhar.” (Wilson Batista/Ataulfo Alves, 1940)
a) Explique o sentido das expressões em negrito nos dois períodos do Governo Vargas.
b) Como Vargas controlava os trabalhadores durante seu governo?

7 – O Governo Vargas valorizou a indústria de ______ como forma de substituir às _______________.
(a) bens de consumo, exportações.
(b) base, exportações.
(c) base, importações.
(d) bens de consumo, importações.

8 - A Era Vargas tem características semelhantes ao Governo de Hitler na Alemanha. Sobre essa questão, assinale uma dessas semelhanças.
(a) A propaganda foi muito usada e o rádio foi seu principal instrumento de uso.
(b) O culto ao líder só era visto na Alemanha.
(c) O DIP tinha a mesma função da GESTAPO na Alemanha, apesar de ser mais rigoroso.
(d) O extermínio dos judeus ocorrido na Alemanha se repetiu no Brasil e o exemplo disso foi a prisão de Olga Benário.
9 – “Com meu chapéu de lado, tamanco arrastando. Lenço no pescoço, navalha no bolso. Eu passo gingando, provoco e desafio. Eu tenho orgulho de ser vadio.” (Wilson Batista, 1933)
“Quem trabalha é quem tem razão. Eu digo e não tenho medo de errar. O bonde de São Januário leva mais um operário; sou eu que vou trabalhar.” (Wilson Batista/Ataulfo Alves, 1940)
Sobre o sentido das expressões em negrito nos dois períodos do Governo Vargas e como Vargas controlava os trabalhadores durante seu governo é correto afirmar que:
(a) “Vadio” e “operário” se opõem em sentido e estão ligados a momentos opostos da política varguista; seu controle sobre os sindicatos estabelecia uma relação circular.
(b) A ascensão do trabalhismo no Governo provisório e o controle sobre os sindicatos são as características do texto acima.
(c) A política varguista implementada durante o Estado Novo, deixa a situação do operário bem favorável, e por outro lado há uma relação de mão única entre o presidente e os trabalhadores.
(d) Os benefícios dados por Vargas atingiram a todos os trabalhadores, inclusive aqueles que trabalhavam nos campos, e ele controlava os sindicatos para garantir a governabilidade.

10 – O caráter centralizador no Estado Novo é a marca principal da Era Vargas. Sobre ele, é correto dizer que:
(a) A Aliança Nacional Libertadora e a Aliança Integralista Brasileira se revezavam no poder, tudo sob o olhar de Vargas.
(b) A criação de uma constituição de caráter liberal, chamada de “Polaca”, é uma das características do Estado Novo.
(c) A Constituição de 1937, chamada de “Polaca”, representa o caráter autoritário do Estado Novo e amplia o poder Executivo.
(d) Chamado de “Ditadura sem Disfarce”, o Estado Novo mostra o poder do Legislativo no Brasil.

11 – Explique a Semana de Arte Moderna de 1922.

12 – Explique o tenentismo.

13 - Por que a questão social durante a República Velha era “um caso de polícia”?

14 – Apesar de ter grande apoio no parlamento, o Governo Dutra foi marcado por grande instabilidade política e econômica. São características desse período da História do Brasil:
(I) aproximação com a URSS dento do contexto da Guerra Fria e a criação do Programa de Metas.
(II) rompimento com a URSS e a caça aos comunistas.
(III) criação do Plano SALTE e o apoio aos EUA.
Estão corretas as afirmativas:
(a) I e II (b) I e III
(c) II e III (d) I, II e III

15 – O contexto político que levaria à crise do segundo Governo Vargas e ao suicídio do presidente em 24/08/1954 estava relacionado com:
(a) a campanha do PCB contra os abusos políticos de Vargas.
(b) a pressão dos sindicatos exigindo a aprovação das leis trabalhistas.
(c) a oposição popular contra a criação da Petrobrás.
(d) a oposição dos liberais da UDN e de Carlos Lacerda na imprensa.

16 – “A CULPA É DO GOVERNO
Bossa-nova mesmo é ser presidente
Desta terra descoberta por Cabral
Para tanto basta ser tão simplesmente
Simpático...risonho...original (Juca Chaves)
RETRATO DO VELHO
Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho
Faz a gente se animar, oi (...)
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar. (M. Pinto e H. Lobo)”
Os estilos de governar de JK e Vargas são abordados nas letras acima. Um elemento comum das políticas econômicas destes dois governos está indicada em:
(a) monetarismo
(b) trabalhismo
(c) industrialismo
(d) corporativismo

17 – Ainda sobre os governos de JK e Vargas, outra característica comum a ambos é:
(a) ditadura
(b) democracia
(c) populismo
(d) inflação

18 – O populismo no Brasil, iniciado após a Revolução de 1930, termina com:
(a) a promulgação da Constituição Federal de 1946.
(b) o suicídio de Vargas em 1954.
(c) a renúncia de Jânio Quadros em 1961.
(d) o Golpe militar de 1964.

19 – A renúncia de Jânio Quadros, na seqüência das reações à condecoração de Che Guevara pelo presidente brasileiro, apenas sete meses após iniciado o governo, gerou uma crise política que teve como conseqüência imediata:
(a) a introdução do Parlamentarismo, fórmula de compromisso para garantir a posse de Jango.
(b) implantação do regime militar para esmagar a esquerda.
(c) o rompimento com Cuba e o apoio aos EUA.
(d) alinhamento com a URSS e rompimento com o FMI.

20 (UFS) - "...o chefe político lhes dava roupa, cachaça e uma papeleta de voto..." Ao texto pode-se associar, na evolução política brasileira, o:
a) mercantilismo e a Colônia
b) encilhamento e o Império
c) centralismo e a Regência
d) coronelismo e a República Velha
e) caudilhismo e a República Nova

21 (UNIFENAS) - O objetivo da Coluna Prestes, que na década de 1920 percorreu milhares de quilômetros pelo Brasil, era:
a) combater o sistema oligárquico vigente;
b) apoiar a campanha civilista;
c) defender a ordem no governo Artur Bernardes;
d) promover a constitucionalização do País
e) reagir contra a ditadura quase declarada do governo Artur Bernardes.

22 (UNESP)-A Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu em São Paulo escritores e artistas, foi um movimento:
a) influenciado pelo cinema internacional e pelas idéias propagadas nas Universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro
b) de renovação das formas de expressão com a introdução de modelos norte-americanos;
c) de contestação aos velhos padrões estéticos, as estruturas mentais tradicionais e um esforço de repensar a realidade brasileira;
d) desencadeado pelos regionalismos nordestinos e gaúcho, que defendiam os valores tradicionais;
e) de defesa do realismo e do naturalismo contra as velhas tendências românticas.

23 (FATEC) - O episódio de Canudos foi:
a) o resultado da introdução de tecnologia moderna e de forma capitalista no Nordeste, alterando sua tradicional estrutura latifundiária. Daí o caráter monarquista do movimento de Antônio Conselheiro;
b) um incidente diplomático em que se envolveram o Brasil e a Argentina, devido à disputa fronteiriça de Canudos;
c) a revolta militar contra o governo de Prudente de Morais, ocorrida no Estado de São Paulo, em 1901, liderada por Antônio Conselheiro;
d) o escândalo financeiro provocado pelo ministro Bernardino de Campos, durante a presidência de Prudente de Morais;
e) a revolta ocorrida no sertão da Bahia, nos últimos anos do século XIX, em que os sertanejos, sob a liderança de Antônio Conselheiro, resistiram durante meses a várias expedições militares enviadas pelos governos estadual e federal;

24 (MACKENZIE) - Governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro reuniram-se no Convênio de Taubaté, em 1906, tendo em vista:
a) impedir qualquer intervenção do Estado na economia cafeeira;
b) criar mecanismos que evitassem a queda do café, através da compra de estoques excedentes pelo governo com empréstimos externos;
c) evitar novos cultivos, reduzir financiamento, visando ajustar oferta e procura sem intervenção do governo;
d) atuar no mercado externo, reduzindo a concorrência de outros países produtores de café e expandindo o mercado interno;
e) defender uma política agrícola voltada para a policultura, rompendo com a dependência em relação ao café, nosso produto chave na balança de pagamentos.

25 (FUVEST) -Caracteriza o processo eleitoral durante a primeira República, em contraste com o vigente no Segundo Reinado:
a) a ausência de fraudes, com a instituição do voto secreto e a criação do Tribunal Superior Eleitoral;
b) a ausência de interferência das oligarquias regionais, ao se realizarem as eleições nos grandes centros urbanos;
c) o crescimento do número de eleitores, com a extinção do voto censitário e a extensão do direito do voto às mulheres;
d) a possibilidade de eleições distritais e a criação de novos partidos políticos para as eleições proporcionais;
e) a maior participação dos eleitores das áreas urbanas ao se abolir o voto censitário e se limitar aos alfabetizados

26(UFS) -O Brasil a partir da primeira Guerra Mundial (1914/1918) e em decorrência de seus efeitos, sofreu diversas transformações, dentre elas:
a) o incremento da política de incentivo à produção de soja;
b) o fim do monopólio estatal sobre as atividades extrativistas;
c) a aceleração do processo de industrialização no eixo São Paulo/Rio de Janeiro;
d) a eliminação das barreiras alfandegárias entre zona rural e zona urbana;
e) o aprofundamento do fenômeno da ruralização no eixo Norte/Nordeste.

27 (MACKENZIE) - Em 3 de outubro eclodiu a revolução de 1930, pondo fim à República Velha. Dentre as causas deste episódio histórico destacamos:
a) a vitória da oposição nas eleições e o temor de revanchismos nas oligarquias derrotadas;
b) a dissidência das oligarquias nas eleições de 1930, fortalecendo a Aliança Liberal, derrotada, contudo, pela fraude da máquina do governo;
c) o programa da Aliança Liberal não identificado com as classes médias urbanas;
d) a sólida situação econômica do núcleo cafeeiro no início da década de trinta;
e) o apoio dos jovens militares, tenentistas, à política oligárquica nos anos vinte.

28 (Fac. Med. Marília-SP)-De profundos reflexos no desenvolvimento da história política do Brasil, existe um episódio conhecido pelo nome de Plano Cohen que consiste:
a) na coligação de forças imperialistas que visavam impedir a proclamação da República, nos fins do século XIX
b) num documento forjado, denunciando uma fantasiosa implantação do comunismo no Brasil, a fim de justificar um golpe de Estado para o continuísmo de Getúlio Vargas no poder
c) no conjunto de propostas feitas pelo generais recém-chegados da Europa, ao fim da Segunda Guerra Mundial, para a volta do Estado democrático no Brasil, dominado pela ditadura de Vargas
d) nas transformações administrativas necessárias à interiorização da capital federal para Brasília;

e) em algo totalmente diferente do que foi escrito anteriormente.


29 (Cesgranrio) – O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à (ao)
a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista, e pela Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista
b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento
c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial
d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários
e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.



30 (FUVEST-SP) – A política cultural do Estado Novo em relação aos intelectuais caracterizou­se: a) pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais
b) por um clima de ampla liberdade, pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projeto nacional
c) pelas indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares
d) pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados
e) por uma política seletiva através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos.



31 (UFMS)- O queremismo, movimento surgido no final do Estado Novo (1945), tinha como uma de suas finalidades: a) obter o fim da ditadura, afastando Getúlio Vargas do poder
b) formar um governo forte, em substituição ao de Getúlio Vargas
c) introduzir o parlamentarismo para controlar Getúlio Vargas
d) manter Getúlio Vargas no governo, sob um novo regime constitucional
e) instalar uma Assembléia Constituinte liderada pela União Democrática Nacional.


32 (Fuvest-SP) – O governo de Vargas, no período de 1937 a 1945, pode ser considerado:
a) presidencialismo autocrático
b) parlamentarismo populista
c) presidencialismo democrático
d) parlamentarismo oligárquico
e) ditadura socialista


33 (Vunesp)- A revolução constitucionalista de 1032 foi impulsionada pela:
a) Ação Integralista Brasileira, que procurou mobilizar a sociedade contra o fascismo europeu
b) União dos estados de São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro
c) Tentativa de reação da velha oligarquia paulista, apoiada, a príncípio, pela oligarquia de Minas Gerais, contra o governo de Vargas
d) Reação de base popular, buscando a reconstitucionalização imediata do país
e) Contestação do Rio Grande do Sul, pelo regime dos interventores estaduais, adotado por Getúlio Vargas.

34 (PUCC-SP)- O Plano de Metas, durante o período governamental de 1956/60, foi por muitos criticado em virtude:
a) do aumento do custo de vida, associado a um grande processo inflacionário
b) da frustada implantação de parque industrial no Sudeste do Brasil
c) da nacionalização da distribuição dos derivados do petróleo
d) da inexistência de debate democrático nas decisões econômicas
e) do desaparecimento de capitais estrangeiros em prejuízo do desenvolvimento econômico.

35 (UFRGS-RS) – Para enfrentar a crise brasileira, o governo Jânio Quadros defendeu:
I. uma política de combate à inflação
II. uma política comercial de abertura aos países socialistas
III. a estatização da economia
Quais as afirmações corretas?
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas II e III
e) apenas I e II

36 (Mackenzie) – O governo Juscelino Kubitschek foi responsável:
a) pela eliminação das disparidades regionais;
b) pela queda da inflação e da dívida externa;
c) por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro;
d) pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia;
e) por práticas antidemocráticas como a violenta repressão às rebeliões de Jacareacanga eAragarças.

37 (UFPA) – A crise gerada pela renúncia do presidente Jânio Quadros foi temporariamentecontrolada em 1961 através:
a) das reformas de base com vistas à modernização do País;
b) do Ato Institucional nº 5 e o fechamento total do regime;
c) da emenda parlamentarista, que possibilitou a posse do presidente João Goulart, conciliando setores em confronto;
d) do Golpe Militar, provocando a queda do governo Goulart;
e) da convocação de novas eleições, desfazendo o clima de acirramento da oposição entreesquerda e direita.

4 comentários:

Paulo Henrique disse...

Muito bom, boa idéia essa do blog, já imprimi os exercícios e os falei logo, mas acho que o que falaram lá na sala de um site com cadastro e tal seria bem legal também, esse site com o cadastro se chama forum que é como se fosse um Orkut, mas muito mais selecionado, você pode deixar de modo a se cadastrar só quem você queira e muitas outras opções, são muito bons esses fóruns

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Guerra-Fria começou após o témino da Segunda Guerra Mundial, era formado por duas grandes potências mundiais: Estados Unidos , com o Capitalismo e a URSS com o socialismo , quem estava com um automáticamente era contra o outro.
Quem dá início a guerra são os Estados Unidos criando a doutrina Truman , que visa combater o regime soviético e tem grandes influências na Grécia e na Turquia , que estavam ameaçadas pela expansão do socialismo , iniciando-se assim a Guerra-fria.
Neste período no Brasil, o presidente Eurico Gaspar Dutra abre as portas para o capital extrangeiro , vindo assim para o Brasil muitas empresas norte Americanas, o que gerou um alto índice de desemprego, então ele cria o plano SALTE - Saúde, Alimentação, Trasnporte e Energia.
Seu mandato acaba e Vargas Volta ao poder, neste período ele cria a Petrobrás , e dá o monopólio á ela , criando uma campanha "O Petróleo é nosso". Getúlio morre , João Goulart assume o governo provisório.
Novas eleições , JK é o novo presidente, segundo ele o Brasil vai progredir "50 anos em 5". Neste período a dívida externa aumenta , pois JK pega dinheiro emprestado , para construção de Brasília. Ao passar 5 anos , Jânio Quadros vira presidente , mas fica no poder só 1 ano, pois renucía a presidência. Tancredo Neves assume , surgindo assim uma nova era com as reformas de Base.

Alunas: Camille Alecrim, Carinne Alecrim, Tatiane Mendonça e Thaiana Meirelles

Jeferson Fernandes Rodrigues disse...

Meus alunos disseram