domingo, 31 de agosto de 2008

Exercícios para as turmas do Meriti: 1015, 1016, 1017, 1019, 1020, 1021

1 – Como o mercantilismo estabeleceu uma relação bem definida entre metrópoles e colônias durante o processo de colonização?
(a) Usando o pacto colonial, documento que dizia ser a colônia responsável por enviar produtos manufaturados para as metrópoles e comprar delas matérias primas.
(b) Usando o pacto colonial, documento que dizia ser a metrópole responsável por enviar produtos manufaturados para as colônias e comprar delas matérias primas.
(c) Usando a negligência salutar, ou seja, modelo onde as colônias escolhiam sua maneira de governar.
(d) Acabando com o pacto colonial e criando uma área de livre comércio entre a Europa e a América

2 – Para muitos astecas, a morte de seus deuses, derrotados pelo deus dos espanhóis, tornava a vida terrena inútil, como podemos perceber por este lamento: “Deixe-nos morrer então. Deixe-nos morrer, então. Pois nossos deuses já estão mortos!” Sobre a participação da Igreja Católica na colonização da América, leia às alternativas abaixo.
(I) Teve um papel destacado como salvadora das almas dos índios.
(II) Teve postura evangelizadora procurando aumentar seu número de seguidores.
(III) Conseguiu um grande número de fiéis, ora protegendo ora aceitando os castigos aos índios.
(IV) foi o braço direito dos colonizadores, agindo como instrumento de controle dos índios.
Estão corretas as afirmativas:
(a) I e II (b) II IV (e) I, II, III e IV
(c) II, III e IV (d) II e III (f) I, II e IV

3 – A catequese foi uma das armas usadas pelos espanhóis após sua chegada à América. A função da catequese era:
(a) Levar ao índio a Palavra de Deus.
(b) Facilitar a dominação, acabando com a cultura local.
(c) Controlar toda atividade mineradora na América.
(d) Controlar as revoltas e servir aos interesses dos mineradores.

4 – “A espada, a cruz e a fome destruíram a família indígena”. (Pablo Neruda). Sobre a frase acima, é correto dizer que:
(a) A espada e a fome mataram os índios, enquanto que a cruz os ajudou.
(b) A fome foi usada para matar os índios.
(c) Os espanhóis usaram da força física para matar os índios.
(d) A destruição das populações indígenas ocorreu em todos os níveis.

5 – O catolicismo chegou à América no começo da formação sócio-cultural brasileira, introduziu formas pedagógicas, se impôs às consciências, gerou resistências. O papel desempenhado pela Igreja Católica no período colonial brasileiro foi o de:
(a) Orientar o processo educativo no sentido de promover a formação de uma consciência nacional.
(b) Incentivar o tráfico interno de escravos.
(c) Impor os princípios cristãos através da catequese para favorecer o avanço do processo colonizador.
(d) Defender na teoria e na prática, a liberação da população escrava indígena e negra.

6 – A escolha do africano como mão-de-obra escrava se deveu ao fato de:
(a) O índio não ter se adaptado ao trabalho pesado dos canaviais.
(b) A Igreja Católica protegia os índios e o tráfico negreiro era uma importante fonte de lucro.
(c) A vida do africano já ser ruim em seu continente e ele já estava habituado à escravidão.
(d) Os negros eram considerados “sem almas” pela Igreja Católica, e por isso mereciam à escravidão.

7 – Complete o quadro abaixo:
Pacto Colonial

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Brasil Portugal
(___________) (_____________)


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Um comentário:

Unknown disse...

muito bom professor NO XEROX kkkk Vo faze essa porrinha agoraah =D kkk

By: Igoor' (1015)